22.11.07

Cismas que um gajo tem!!!


Ora então hoje passo aqui, para falar da qualificação da "vossa" Selecção. "Vossa?!..." perguntará o leitor mais atento. Sim. "Vossa". Porquê já vão perceber.
Portanto a Selecção Portuguesa de Futebol, lá se apurou(com algum sofrimento à mistura) para o Europeu 2008 a realizar na Aústria/Suiça. Confesso que por um lado até estou contente, porque acima de tudo sou patriota. Por outro lado a Selecção AA* para mim acabou. A partir de hoje não vejo mais jogos dos AA por um simples motivo. Chateia-me o facto de se estarem a chamar naturalizados para a equipa das quinas. Sim. É só isso. Já tinhamos o Deco e chegava. Agora o Sr. Scolari chama o Pepe.
(Percebem agora o porquê de ter dito "A "vossa" selecção"?!...)
Atenção! Não estou a por em causa a qualidade do jogador, até porque é um dos grandes centrais da actualidade - só duvido é que valha os tais 20 ou 30 milhões, mas isso é outra conversa - A questão aqui prende-se com o facto de se chamar um defesa central naturalizado, quando claramente temos centrais portugueses de qualidade como são os casos do Ricardo Rocha, Tonel, Pedro Emanuel, etc. Há até quem possa dizer: "Ah! Mas o Pedro Emanuel não tem jogado!", e depois? Quando o Sr. Scolari chegou a Portugal, convocou o Quim que na altura era suplente do Moreira. Ele fartou-se de convocar gente que não jogava, portanto não é por aí.
Voltando à questão das naturalizações, também se pode dizer: "Então e o Makukula e o Bosingwa, que nasceram em África?!" é verdade sim senhor. Mas temos que ver que eles já vivem em Portugal desde pequenos. E se esse problema se pusesse em todas as selecções, então eu gostava de ver como é que os franceses se desenrascavam, dado que cerca de 70% dos jogadores que compõem os vários escalões da selecção, são filhos de emigrantes africanos.
Continuo a dizer que não percebo a chamada do Pepe. Eu não seria a favor, mas para naturalizar e chamar mais valia o Liedson. De avançados é que nós precisavamos. E ainda laterais esquerdos, porque isto de ter que jogar com o Paulo Ferreira nesse sector de cada vez que o Caneira falta... enfim...
Alguns puderão dizer:"Estás a contradizer-te, porque no início disses-te que até eras patriota e tal!". E sou patriota. Digamos que isto é uma espécie de "greve". Quando se deixarem das naturalizações eu retomo a normalidade. É que também daqui a pouco estamos como a selecção italiana de futsal, que em 15 jogadores convocados, 9 são brasileiros naturalizados. E já agora, a propósito do Mundial 2014 se realizar no Brasil, também tenho a dizer que se Portugal se conseguir qualificar, pomos mais meia-dúzia de naturalizados e é como se fossemos jogar em casa.
Estarei eu a ser injusto? Poderá haver quem ache que sim. Estarei eu a ser mesquinho? É bem possível. Estarei eu a ser parvo? Isso já eu sou, portanto não é surpresa para ninguém. O que eu sei é vivemos num país livre, em que cada um pode ter as suas opiniões(pelo menos até agora tem sido asim), e eu sinto-me no direito de ter esta opinião, e quem não gostar que vá apanhar morangos.

Tenho dito!



*AA: Atenção! Não significa "Alcoólicos Anónimos"!

Sem comentários: