30.7.10

Obrigado!

Nasceu a 6 de Dezembro de 1956, em Lourenço Marques, Moçambique.
Começou a carreira aos 11 anos, no Teatro Experimental de Cascais, na peça "O Mar" de Miguel Torga, a 6 de Maio de 1966. 
Actuou ainda no Teatro Aquarius, que fundou, na Cooperativa de Comediantes Rafael de Oliveira, no Teatro Popular-Companhia Nacional I, no Teatro S. Luiz, no Teatro Adoque, no Teatro ABC, na Casa da Comédia, no Centro de Arte Moderna, no Teatro Aberto, no Teatro Variedades, no Teatro Nacional D. Maria II e no Teatro Villaret.
Fez ainda rádio, publicidade, cinema e televisão, tendo ficado conhecido pela dupla cómica que formava com o actor e amigo José Pedro Gomes. Participou ainda na série "Paraíso Filmes", em que encarnava a personagem Túlio Gonzaga.

A 23 de Abril de 2009, falou, pela primeira vez, em público da doença, que  já se comentava nos bastidores. "Vou combater o bicho". O cancro do pâncreas foi mais que um bicho.
Durante 15 meses, tentou tudo na luta contra o cancro. E assumiu publicamente a doença, a dor dos tratamentos, as viagens a Inglaterra. As derrotas e as esperanças, pequenas vitórias, numa batalha muito desfavorável ao actor, desde o início. Falar da doença ajudava a combater o bicho.


A 27 de Março, o comediante recebeu do Presidente da República, Cavaco Silva, o grau honorífico de comendador da Ordem do Infante D. Henrique.


Uma das suas últimas aparições, foi num vídeo promocional, ao filme Contraluz, de Fernando Fragata, em que disse: 

"Aproveitem a vida e ajudem-se uns aos outros. Apreciem cada momento, agradeçam e não deixem nada por dizer, nada por fazer."





Faleceu, ontem, pouco depois das 23.30 horas, na Unidade de Cuidados Paliativos do Hospital da Luz, em Lisboa.


O seu nome era António Feio.


Obrigado!

Sem comentários: